terça-feira, 14 de junho de 2016

VIVA SANTO ANTONIO

Nada se sabe em fontes confiáveis onde Santo Antonio nasceu, o que se sabe foi que Santo Antonio foi um grande estudioso mesmo sendo conhecido como santo do povo, tinha um conhecimento extraordinário de diversas matérias e principalmente da bíblia, possuía um dom de oratória imenso
capaz de fazer qualquer um parar e ouvi-lo discursar, tanto era seu dom de diz que um de seus milagres foi ao discursar na beira do mar os peixes se agruparam para ouvi-lo, tanto era seu dom que sua fama de santo casamenteiro, se deu por conta de advogar a favor do amor entre homens e mulheres de castas diferentes.

O padre que largou tudo pela prática da fé e lutou pelos valores humanos, alimentava os homens com a palavra e aos pobres distribuía pães. O simbolismo que conhecemos sobre Santo Antonio é de um senhor franciscano com menino Jesus nos braços, pois conta que em seus retiros de oração uma vez teve a imagem de menino Jesus aparecido para ele. A popularidade deste santo é tão grande que obteve condecorações póstumas na área militar de variadas cidades.

Santo Antonio é padroeiro pobres, oprimidos, viajantes, estéreis, gravidas, coisas perdidas, animais, pescadores, idosos, barqueiros, marinheiros, agricultores e dentro da umbanda da linha de malandro.

Santo Antonio seja qual nome e milagre realizado, a linha de malandro trabalha muito com ele, e é o santo do qual a malandragem tem grande devoção e deposita seus pedidos. Sendo santo casamenteiro ou guerreiro é muito confundido com Ogum, porém sabemos que Ogum é Ogum e Santo Antonio é Santo Antonio.

O malandro sempre homenageia Santo Antonio em seus trabalhos, por mais que pesquisasse sobre a motivação dos malandros em ter Santo Antonio como seu patrono na umbanda, nada pude encontrar, por isso tive que conectar meu amado Malandro que deixou a seguinte mensagem sobre o porquê de tal devoção deixo então nosso dialogo:

-Bença meu senhor, Bença a malandragem
-Bençoe Menina!
-Sr. Qual o motivo que os malandros tem como padroeiro Santo Antonio?
-Filha olha só, devoção é devoção, mas como você não gosto de dogmas não, preste atenção, Santo Antonio em sua vida devotou-se no auxilio da escoria social, os defendeu e os alimentou, o boêmio, o malandro sempre forão visto como pária da sociedade, e Santo Antonio é quem defendeu e nos guiou ao caminho de Deus e foi quem nos amparou perante a nossa missão quando apresentados a nova religião, do mesmo jeito que Santo Antonio mesmo rogando pelo povo é inteligente, de fala bonita e sabe dos causos da vida, malandro também o faz e foi este santo que nos ensinou, hoje usamos toda nossa desenvoltura para o bem, ensinou nós a largar tudo pra trás e andar no caminho da fé..... Tá bom pra tu?
-............por ora tá!

Salve a Malandragem. VIVA SANTO ANTONIO! ROGAI POR NÓS E AJUDAI A ENCONTRARMOS NOSSO VERDADEIRO CAMINHO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário