quinta-feira, 21 de julho de 2016

Onde Está Deus na Umbanda?

Sempre rogamos pelos orixás, sabemos suas natureza (ou nem tanto), sabemos suas cores, pedras e oferendas, temos duvidas sobre o que significa cada guia, cada entidade, cada mentor e seu pai e mãe de cabeças. Mas onde se encontra Deus, se é, que ele existe dentro da umbanda.

Sim ele existe, Deus pode ter variados nomes, Zambi, Nzambi, Olorum, Olodumaré, Tupã, Krsna, Alah, Deus, para nós umbandista não importa o nome e ou língua em que se designa, entendemos que nosso vocabulário, nosso conhecimento e nosso simbolismo atual, é limitado, referente a imensidão do que é Deus, e aceitamos qualquer forma que o identifique, até mesmo se nos basearmos em sociedades, momentos e línguas, GOD não é o mesmo DEUS que no Brasil, então vocábulos e momentos sociais é mutável e inconstante e Deus o acompanha.

Olodumaré(Deus), é o ser supremo o criador de tudo, o poder e a divindade de luz suprema, não tem sexo, não tem forma, não tem tamanho para se explicar o que seja, ele é o universo e as coisas que são dentro dele, é o ar, é a agua, é a terra, é o fogo, é o próprio espirito e alma de cada um de nós, independente de nossas ações, somos um fragmento de Olorum (Deus).

Os orixás, assim como todas as divindades, que existiram e existem até hoje estão dentro desta força, são as irradiações que emanam que sustentam e amparam o nosso planeta, existe milhares de irradiações que permeiam e amparam nossa terra, e todas elas oriundos e um só poder que é Tupã (Deus).  São arquétipos de vibrações e manifestações de Zambi (Deus) e eles podem se manifestar de formar diversas, de cores e raças diferentes, cada momento é um momento, cada historia é uma historia, vivemos tempos e tempos diversos. No antigo Egito nem iam ter a concepção de um filho direto de Amon (Deus) loiro de olhos azuis, porém europeus já poderiam ter tal visão, então sim Deus tem suas formas de constantemente buscar seus filhos pelas mãos e leva-los ate sua divina luz celestial, conforme a sociedade e o momento em que nós homens passamos. Por isso grande parte dos Umbandistas, entendem bem quando conversam com um outro religioso que possui  fé em Deus com nome diverso do que o nosso, pois o nome não nos relata nada sobre ele e sim a sua essência e sabemos que nenhum deles está errado, não! Estamos todos certos se seguirmos o caminho de evolução o caminho de encontro a Deus.


Deus é o manifestador de tudo e de todos, Deus está em cada um, em seu intimo manifestado, somos todos Deus por si só, e cabe a cada um de nós se religar a esta pequenina fagulha, que esquecemos diariamente que habita em nós, e é daí que vem a palavra Religião é o religar, se conectar a este Deus por tantas vezes esquecido, renegado que há dentro de cada um.

Axé!
Saravá!
Namastê!
Shalom!
Que Zambi, Tupã, Olorum, Olodumaré, Deus nos faça reencontra-lo todos os dias na nossa pequena fagulha que ele nos doou.

Um comentário: