terça-feira, 9 de agosto de 2016

Linha de Pajés na Umbanda

Quem são pajes?
Pajes são os habitantes das matas profundas, das matas fechadas, conhecedores profundos das folhas, ervas. Curandeiros natos, que crêem que toda doença humana se desencadeia por uma causa espiritual que se aloja em seu campo vibratório. Mas não apenas isso crêem que a doença não é apenas aquela física que se manifesta no corpo, consideram o vício, o caráter e emoções exacerbadas como uma doença também.
Muito parecido com o caboclo não? Talvez por isso em algumas casas de umbanda que não possuem tal linha eles se manifestem juntamente com os caboclos. Porém uma linha extremamente antiga que se manifestava na pajelança, ritos xamã, catimbo e Jurema. Agora vem pegando seu espaço dentro das casas de umbanda.
Pajes são os conselheiros, curandeiros e grandes caçadores das tribos. São eles que todos os outros caboclos possuem admiração e respeito. Seguindo seu exemplo de bravura e sabedoria pois esse é seu arquétipo.
Pajes são espíritos sem grande influência do homem branco, são espíritos que trazem consigo o grande poder e ligação à ancestralidade de sua terra. Por isso, muitas vezes possuem arquétipos de senhores e senhoras mais madura ou idosos, pois sabem como é importante o poder da sabedoria ancestral.
Ligados à espíritos dos elementais e seres ancestrais de suas tribos procuram sempre demonstrar a importância de evoluir porém conjuntamente a tradições e respeito ao passado, pois apenas conhecendo o passado se alcança um futuro melhor, e esse é o foco maior do Paje a conexão entre passado dos ancestrais aplicada no presente e construção de um futuro.
É missão do Paje fazer o intercâmbio dos ensinamentos espirituais para o "reino" (matéria), sendo o Paje um grande aplicador do conhecimento, os tornando grandes sábios da arte xamã e grandes manipuladores da essência vegetal e elementais de todos os tipos.
Pajes assim como caboclos tem como orixa principal pai oxossi, mestre do conhecimento, mãe Obá pois é dela que trás toda a concentração do saber e dona da terra germinadora, alguns vários ainda trazem oxalá Nanã e obaluaye em sua vibração para ancorar o aspecto de fé aos antepassados. São atuantes em todas as linhas e pela irradiação de todos os órixas conforme lhe cabem seus mistérios.
Pajes podem ser oferendados com ervas, plantas, flores e frutos habitualmente suas velas são verdes, verdes e branca, marrons ou como o Paje determinar para sua atuação. Pedras, águas de Rio ou mar até mesmo mineral, defumação ou incenso sempre são bem vindos pois valorizam ao extremo a atuação dos 4 elementos básicos da terra em comunhão e sincronia.
Ponto de força é as matas fechadas.
Possui materiais de trabalho que corresponde aos 4 elementos da natureza.
Cumprimento Oke Aro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário