terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Agua Indispensável na Umbanda

- Para o Espírito Bezerra de Menezes, “A água, em face da sua constituição molecular, é
elemento que absorve e conduz a bioenergia que lhe é ministrada. Quando magnetizada e ingerida,
produz efeitos orgânicos compatíveis com o fluido de que se faz portadora”.


NA UMBANDA, é um dos elementos naturais mais receptivos com uma energia altamente atratora
e condutora, ela é utilizada nas quartinhas, nos copos de firmeza dos Anjos de Guarda, no batismo, em muitos rituais da Umbanda e principalmente pelos Guias Espirituais nos momentos onde há a necessidade de realizar grande limpeza, purificação e energização de nosso corpo astral e de nossa casa, afinal existem cargas e energias maléficas que somente esse elemento natural


A ÁGUA - é capaz de desfazer, limpar e equilibrar.


ÁGUA DE MAR

Ótima para descarrego e para energização, batida contra as rochas e as areias da praia, vibra energia, por isso nunca se apanha água do mar quando o mesmo está sem ondas.
A energia salina do mar “queima” as larvas e miasmas astrais, principalmente sob a vibração de Yemanjá. Podemos ir molhando os chacras à medida que vamos adentrando no mar, pedindo licença . No final, podemos dar um bom mergulho de cabeça, imaginando que estamos deixando todas as impurezas espirituais e recarregando os Corpos de sutis energias. Ideal se realizado em mar com ondas. Saudemos Mamãe Yemanjá e todo o Povo do Mar.


ÁGUA DE CACHOEIRA

Com a mesma função do banho de mar, só que executado em águas doces. A queda d’água provoca um excelente “choque” em nosso corpo, restituindo as energias, ao mesmo tempo em que limpamos toda a nossa alma, é água batida nas pedras, nas quais vibra, crepita e livra-se de todas as impurezas. Além disso, é nas águas das cachoeiras que conseguimos retirar qualquer impregnação de sangue projetada em nosso corpo etérico. Ideal se tomado em cachoeiras localizadas próximas de matas e sob o sol. Saudemos Mamãe Oxum e todo Povo d’água.


ÁGUA DE RIOS E LAGOAS

Tem também grande propriedade curadora e equilibradora. Se o rio tiver pouco movimento, quase parado, assim como a lagoa ou mangue, essa água tem uma energia decantadora e curadora. Saudemos Nanã Buruquê. 
Se o rio for bem movimentado com corredeiras, a energia da água é energética, equilibradora e reparadora. Saudemos Mamãe Oxum.


ÁGUA MINERAL

Água da pureza, do equilíbrio, da harmonização e da paz. Envolve nossos chacras desobstruindo-os e equilibrando-os. É uma água muito fácil de se encontrar, por isso aproveitem esse Axé. Saudemos Oxalá.


ÁGUA DE POÇO

É excelente nos casos de doenças, tanto no corpo espiritual como no corpo astral, pois tem uma grande energia transmutadora. Essa água está em contato com a terra, que é o agente mais poderoso de regeneração física absorvendo a energia ruim da área afetada colocando em seu lugar uma energia boa. A cura se processa graças a uma troca de energia devido a interação entre os componentes físico, químico e energético que a terra oferece. Saudemos Obaluayê.


ÁGUA DE CHUVA

É altamente energética e purificadora. É a água que entrou em estado de vaporização e absorve toda a energia do ar, quando novamente entra em outro estado de mudança e retorna ao estado liquido, caindo do céu sobre a terra.
Por isso é utilizada justamente nos momentos em que precisamos de mudança. A água da chuva,
quando cai é benéfica e pura, porém, depois de cair no chão, torna-se pesada, pois atrai as
vibrações negativas do local, sendo ótima também para banhos de descarrego e limpeza de
ambientes, pois é ela que limpa as ruas e as encruzas carregando todas as vibrações dos trabalhos
arriados nesses locais. Saudemos Yansã, Dona do tempo e das tempestades.



Jornal de Umbanda Carismática

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Guerra

Há uma guerra ferrenha sendo travada no astral. E você faz parte dela. Você está diretamente ligada a ela, querendo ou não, sabendo ou não, você está nela. Na verdade esta guerra é por você, por mim, por toda a humanidade, por toda a criação. Chame de astral superior, de mundo espiritual, de outra dimensão, do que você quiser, mas esse mundo existe e tudo o que acontece aqui é reflexo do que acontece lá. Este nosso mundo palpável, que muitos pensam ser a única existência, é apenas uma fase da vida. Não é a toa que desde que o homem existe, ele sempre se preocupou com o que vem após a morte do corpo. 

Prova disso são as múmias, preparadas pelos faraós há milênios para um retorno. Prova disso são os grandes monumentos e legados religiosos deixados pelas sociedades primitivas e que causam tanta curiosidade ao homem até hoje. Muitos desses legados foram frutos de complexos estudos astrais e convivência intensa com a terra. Ao contrário dos animais, o homem tem a consciência da passagem do tempo cronológico, assim, a única certeza que todo homem tem na vida é que um dia seu corpo vai morrer e voltar á terra, deixar de existir nesse mundo material. 

Mas, e depois, o que vem? Mesmo os mais céticos no fundo sabem que não somos só matéria, há
algo além da matéria em cada um de nós, uma alma, algo que nos move que nos anima, e isto nunca vai morrer. Neste mundo material, existem pessoas fazendo o bem, ajudando seu semelhante, oferecendo carinho, se doando a causas humanitárias e também há outras que só veem a si mesmas, pessoas que roubam que matam que só sabem destruir e que vivem da energia alheia.

Da mesma maneira, também do outro lado, neste mundo invisível aos nossos olhos - mas não aos outros sentidos -, há humanos desencarnados não evoluídos e seres de baixa frequência energética que tentam a todo o momento roubar, destruir, prejudicar outros seres e nutrir-se da energia alheia. Isto é uma guerra sem tréguas travadas desde que o mundo existe. Esta guerra, apesar de contínua, passa por fases de maior ou menor furor. Neste momento ela está em seu auge, no momento mais intenso, mais tenso, na fase crucial de decisão, é um momento sem igual em sua história; os dois lados jogando suas últimas cartadas, movendo até suas últimas peças. 

Hora essa guerra pende para um lado, hora pende para o outro, e aqui a humanidade está sentindo os efeitos dessa batalha. Sem alarmismos desnecessários, vejamos o que acontece com o planeta terra neste momento, acontecimentos que antes não imaginávamos, geleiras derretendo, o nível do mar subindo, os rios secando, as florestas sumindo, efeito estufa, fenômenos climáticos devastadores, temporais provocando enchentes, tremores de terra cada vez mais intensos. Atentemos também para uma mudança no comportamento do homem: individualismo exacerbado, senso de moral desregulado, apego às coisas materiais, ganância pelo dinheiro. E o que é pior, aliado a tudo isso uma cegueira espiritual nunca vista na história da humanidade até hoje. 

Não que tudo isso seja novidade no homem ou na terra, mas são fatos que se intensificaram nos últimos anos. Ou não é verdade que nunca antes existiu tanta diferença entre ricos e pobres? Ou não é verdade que o planeta nunca foi tão destruído pelo próprio homem? Ou não é verdade que o homem nunca esteve tão baixo em seus valores morais e sua ética? Pois é, tudo isto é reflexo de uma guerra travada a ferro e fogo nas dimensões superiores. 

De uma guerra a qual fazemos parte, porque cada uma de nós esta sendo disputado ferrenhamente pelos dois lados, cada um de nós é extremamente importante nesta guerra. Um dos lados nos chama, nos acende uma luz e nos mostra o caminho a seguir e te ajuda nessa caminhada, enquanto o outro lado usa de recursos baixos para nos aliciar em suas fileiras, nos prende e nos engana com brilhos e prazeres ilusórios, com riquezas materiais passageiras, com caminhos fáceis de seguir mas que conduzem ao abismo do sofrimento. Assim, você já está de um lado dela, não pense que você possa ficar neutro. Se você está praticando o bem, buscando conhecimento, ajudando seu semelhante, agindo com ética e justiça, você com certeza está do lado da luz. 

Mas, se ao contrário, você está pensando apenas em si próprio, praticando maldades, fugindo de responsabilidades, agindo de maneira imoral e antiética, apegado aos bens materiais, então você com certeza já escolheu seu caminho, está alistado nas fileiras do mal, está ajudando o lado da escuridão e ilusão a vencer esta guerra. Analise seu comportamento, suas atitudes, suas palavras e seu pensamento, veja de que lado você está. Lembre-se: guerra é guerra, e não há outra forma de se ganhar uma guerra a não ser lutando.

Zeca d’Oxóssi da Aldeia Tupinambá

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Umbanda x Moral

Ouvi comentários sobre esse assunto , esta semana e resolvi expor minha opnião, pois penso que muitos que frequentam os terreiros por esse país abençoado, pensam que na Umbanda, não existem regras morais e comportamentais.

Sim, nós Umbandistas temos regras de moral como qualquer outra religião, ainda que muitos que freqüentam terreiros não saibam.

Não temos um livro codificado, mas temos a máxima de : amai-vos uns aos outros , temos ainda : quem planta colhe os frutos plantadados.
E o código do verdadeiro umbandista é o amor !

Infelizmente muitos pensam que vivemos de fazer trabalhos negativos e vivemos como bem entendemos, pois lidamos com a magia e assim podemos usa-la para qualquer fim, alguns como já ouvi dizer, nem contrariam uma pessoa que lide com magia por medo!
Estão muito enganados, pois formamos uma religião como outras existentes, e como religião, apenas praticamos o bem, se ouvirem dizer que em tal terreiro de Umbanda se presta a serviços de amarrações, separações de casal ou qualquer outro trabalho negativo, saiba que esse lugar pode ser qualquer outra coisa, menos Umbanda.

Nós Umbandistas sabemos que o mal praticado volta a quem fez, assim como o bem realizado!
Sabemos que temos que ter boa conduta moral seja na familia, no trabalho, em qualquer área de nossa vida, e assim um verdadeiro Umbandista procede, não por medo de um Deus que irá nos castigar, mas sim por que sabemos que o amor e o respeito fazem parte de nossas vidas, como mola propulsora.

Lidamos com pessoas neste mundo e no plano astral, e vemos as terríveis consequências que a falta de amor e respeito as Leis de Deus, causam.
Verdadeiros Umbandistas praticam o que pregam e sabem que um erro praticado, será sempre cobrado uma reparação e mudanca consciencial em pouco tempo.

Ai então, podemos ouvir sobre mediuns que violaram algumas regras de conduta, não interessa em que campo, serem cobrados em sua reparação e reforma íntima, pela Lei de ação e Reação, mas, muitas vezes preferem se afastar do terreiro, ocultando seu interior, dizendo que aquela casa não estava fazendo bem a ele, e saem falando mal do dirigente e do corpo mediunico da casa, e muitas vezes da própria religião que o abraçou, e apenas pediu uma conciência limpa.

Oras, a quem essas pessoas querem enganar?

A Umbanda sim é uma RELIGIÃO, e se um "fiel" infrige regras ele mesmo tem que as reparar, pois senão entrará em choque com seus próprios Guias , que de tudo fazem para que possa crescer de forma consciente e equilibrada.
Portanto amigos saibam que a Umbanda e seus membros tem sim regras comportamentais, mas elas são alimentadas pelo mais puro amor e respeito ao próximo e a Deus, pois somos todos UM !

Simone Machado

Dirigente

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Medium x Doutrina

A maioria dos terreiros de Umbanda hoje em dia, tem dias especificos para suas Aulas de Doutrina Umbandista.

O que observo é que quando o médium é novo na casa, ele quer aprender, ele vai a todas as atividades do Templo, pergunta, se interessa, corre atras, mas as vezes, não vou generalizar, esse mesmo médium acha que já sabe tudo, que já leu bastante, já aprendeu tudo que precisava, e não vai mais as doutrinas. 

Sabemos que a espiritualidade evolui sempre, e a cada momento mais Luzes nos são trazidas, eu comparado com muitos irmãos, sou uma criança ainda, e sei que tenho muito que aprender, e rezo sempre que Olorun sempre me permita aprender mais e mais, mas corro, vou atras. Fico triste pelo descaso, desses mediuns com sua própria evolução, por vaidade e super-ego, acham que não precisam, por que já leram,já passaram pelo desenvolvimento e já são prontos, pura ilusão! Quanta ignorância! Médium desenvolve sempre, a vida toda! E muitas vezes não alcança seu potencial programando para encarnação. 

 A falta de interesse pela doutrina, ou Doutrinas com Desenvolvimento mediunico, é falta de respeito para consigo, com seus Guias e seus irmãos em desenvolvimento inicial. Já vi alguns dirigentes dizerem, que se não comparecem, em seus terreiros, há uma certa "punição", sempre pensei sobre isso, funciona mais ou menos como uma castigo, da mesma forma que com crianças. Pois se comportam como tais, com certeza se o medium conseguir anular sua vaidade e refletir nesse momento, será valido!

 Mas se o medium aceitar apenas de forma superficial,pois, em seu interior não pensar e mudar seu comportamento, aconselho esse "médium", a voltar para assistência, pois ele ainda não despertou para sua espiritualidade, para o amor e crescimento. A Umbanda precisa de médiuns zelosos, responsáveis para consigo e com os outros, médiuns dedicados em todos afazeres no Templo, não apenas médium de "sexta-feira". 

A Umbanda não precisa de quantidade, mas de qualidade ! Temos muita responsabilidades entre mundos, e quem não quer essas responsabilidades, lembre-se sempre, assuma seu destino, :" quem planta... colhe! Não posso plantar veneno e colher rosas! "Cada qual segundo seu quinhão" ! 

 Axé