sábado, 31 de maio de 2014

Linha Boiadeiros e Cangaceiros

Obtive algumas informações sobre essas 2 linhas com Seu Zé Pilintra, e pude ver que muitas das entidades baixam nos terreiros conforme permitem. Se em uma casa não é desenvolvida a linha especifica, chegam em outra, sempre conforme a necessidade. Já vi alguns guias da linha Boiadeiros, chegar em uma linha conhecida aqui no Sul, na linha de Cangaceiros. Tantas linhas se misturam para fazer cumprir suas missões ...Acho excelente !!! Eles sempre vem nos auxiliar, sempre respeitando nossos conhecimentos.
A linha de Cangaceiros conforme me informou Seu Zé, vem trazendo a Irreverência e a alegria, mesmo tendo vivido sobre condições sofridas,hoje nos auxiliam com cortes de magia e nos trazem os valores de humanismo e fé, comandados por Pai Omulu e Nanã Buruque, trazem pó em seus pés, vestidos com seus chapéus típicos, quase todos trazendo uma estrela em cima de uma meia lua desenhados. Gostam de auxiliar e demonstram muita força em seus trabalhos religiosos, nos incentivam o equilibrio interno, o olhar a nossas ações e o valor da Vida.
Alguns nomes de Cangaceiros: Zé do Cangaço, Cangaceiro Severino, Maria do Cangaço, Cangaceira 7 Lagoas, etc... que chegam na linha onde tiverem permissão...!!!

BOIADEIROS
São espíritos hiperativos que atuam como refreadores do baixo astral, e são aguerridos, demandadores e rigorosos quando tratam com espíritos trevosos.
O símbolo dos boiadeiros são o laço e chicote que, em verdade, são suas armas espirituais e são verdadeiros mistérios, tal como são as espadas, as flechas e outras"armas" usadas pelos espíritos que atuam como refreadores das investidas das hostes sombrias formadas por espíritos do baixo astral.
Da mesma maneira que os pretos-velhos representam a humildade, boiadeiros representam a força de vontade,a liberdade e a determinação que existe no homem do campo e sua necessidade de conviver com a natureza e os animais, sempre de forma simples, mas com uma força e fé muito grande. São habilidosos e valentes.
São regidos por Iansã, Oyá e Ogum, tendo recebido da mesma autoridade de conduzir os eguns da mesma forma que conduziam sua boiada, onde levam cada boi(espíritos) para o seu destino, e trazem os boisque se desgarram (obsessores, kiumbas e etc) de volta ao caminho do resto da boiada (o caminho do bem).
Suas maiores funções não as consultas como as dos pretos-velhos, nem os passes e as receitas de remédios como os caboclos, e sim o "dispersar de energias" aderida aos corpos, paredes e objetos.

É de extrema importância esta função, pois enquanto os outros guias podem se preocupar com o teor das consultas e dos passes, os boiadeiros "sempre" estarão atentos à qualquer alteração de energia do local (entrada de espíritos negativos).
Portanto quando bradam em tom de ordem como se estivessem laçando seu gado, estão na verdade ordenando os espíritos que entraram no local a se retirarem, assim "limpam" o ambiente para que a prática da caridade continue sem alterações, já que as presenças desses espíritos muitas vezes interferem nas consultas de médiuns conscientes.
Esses espíritos atendem os boiadeiros pela demonstração de coragem que os mesmos lhe passam e são levados por eles para locais próprios de doutrina. Com seus chicotes e laços vão quebrando as energias negativas e descarregando os médiuns, o terreiro e as pessoas da assistência.
Outra grande função de um boiadeiro e manter a disciplina das pessoas dentro de um terreiro, sejam elas médiuns da casa ou consulentes.
Eles nos ensinam a força que o trabalho tem e que o principal elemento de sua magia é a força de vontade, fazendo assim que consigamos uma vida melhor e farta.
É uma linha poderosa e muito numerosa no mundo espiritual e seus caboclos atuam nas sete linhas de Umbanda, e são descritos como Caboclos da Lei.
Atabaques : Dentro da ritualística de Umbanda existe um elemento de grande importância que é a Curimba formada por médiuns que se dedicam ao estudo dos cânticos ritualísticos.
Há uma grande influência dos boiadeiros no trabalho da curimba, pois eles regem suas forças e fundamentos.
Os atabaques são formados basicamente por três elementos da natureza: Animal (couro) , Vegetal (madeira), Mineral (ferragens). Estes elementos por sua vez encontram-se no ambiente (reino) natural destas entidades e a força da curimba no terreiro está justamente em conseguir dissipar as energias negativas, inibir a ação de obsessores e desagregar miasmas e larvas astrais que estejam impregnados no ambiente de trabalho conseguindo com isso um êxito maior.

Eles são logo reconhecidos pela forma diferente de dançar, tem uma coreografia intricada de passos rápidos e ágeis, que mais parece um dançarino mímico, lidando bravamente com os bois.

Seu dia é quinta feira, gosta de bebida forte como por exemplo : cachaça com mel de abelha, que eles chamam de meladinha, mas também bebem vinho.

Fumam cigarro, cigarro de palha e charutos.

Seu prato preferido é carne de boi com feijão tropeiro, feito com feijão de corda ou feijão cavalo. Boiadeiro também gosta muito de abóbora com farofa de torresmo.

Em oferendas é sempre bom colocar um pedaço de fumo de rolo e cigarro de palha.

No Terreiro os Boiadeiros vêm “descendo em seus aparelhos” como estivessem laçando seu gado, dançando, bradando, enfim, criando seu ambiente de trabalho e vibração. Com seus chicotes e laços vão quebrando as energias negativas e descarregando os médiuns, o terreiro e as pessoas da assistência. Os fortalecendo dentro da mediunidade, abrindo as portas para a entrada dos outros guias e tornando-se grandes protetores, assim como os Exus. Alguns usam chapéus de boiadeiro, laços, jalecos de couro, calças de bombachas, e tem alguns, que até tocam berrantes em seus trabalhos.

Nomes de alguns boiadeiros:

Boiadeiro da Jurema, Boiadeiro do Lajedo, Boiadeiro do Rio, Carreiro, Boiadeiro do Ingá, Boiadeiro Navizala, Boiadeiro de Imbaúba, João Boiadeiro, Boiadeiro Chapéu de Couro, Boiadeiro Juremá, Zé Mineiro, Zé do Laço, Boiadeiro Severino, Boiadeiro do Chapadão, etc …

Ervas de Boiadeiro: Alecrim do Campo, Capim-Manteiga,Cravo da Índia, Folha de Manga, Gravata e Chapéu de Couro.

Saudação: Getuá Seu Boiadeiro!

Pontos de Boiadeiros:

Abalei minha roseira
Para tirar do caminho.
Na aldeia de boiadeiro
Não se pisa em espinho.
Na aldeia de boiadeiro
Não se pisa em espinho.


Cadê minha corda de laçar meu boi.
O meu boi fugiu eu não sei pra onde foi
Toma lá vaqueiro,
Toma jaleco de couro.
Toma jaleco de couro,
Oi na porteira do curral

Fontes: jornal de umbanda, blog Rodrigo Queiroz

terça-feira, 20 de maio de 2014

O Valor da Leitura

Que tipo de pessoas são as que não lêem? Por que ficar sem aprender? É mais fácil perguntar? Observo pessoas ao meu redor, que não tem o mínimo interesse em ler..preguiça? A sabedoria contida nos livros espiritualistas, abrem e muito nossa visão, e nos ajudam a nos livrar de "maya" ou seja da ilusão. Será que não é esse o real motivo de muitos não gostarem de ler?

Concordo que ter que "abrir a mente" é realmente difícil, ainda mais quando aprendemos, dos pais tal informação, que aprendeu do avô, que aprendeu....e pior....quando aprendemos algo que vai contra aquilo que sempre pensamos ser verdadeiro!!! Já ouvi assim: " ...não aceito tal informação, porque meu pai, sempre foi dessa religião e as coisas sempre foram assim... e assim eu vou continuar..."...quem já não ouviu isso??? Temos que ter a razão em nossas mentes, e ter a certeza, que somos nós que evoluímos ou regredimos, segundo nossa vontade, pois a vontade do Único Criador de todos nós é que cresçamos, e aumentamos nosso conhecimento sobre nós mesmos e sobre nosso Criador e Seus Desígnios. 

O fato de entendermos que Deus, só existe Um, o Criador, desde que o homem foi criado, já recebeu vários nomes, e mesmo em nossos dias: Deus, YHVH, OLORUM, OBATALÁ, BRAHMA, ALÁ....e esse mesmo Criador manifesta seu amor através de vários avatares, como Cristo, Buda, Krisnha, e vários outros iluminados, que acabaram se tornando santos, Deidades etc... Deus Criador na Sua infinita sabedoria, se manifesta através de Seus Tronos, Divindades , Iluminados, Anjos e Guias espirituais, que todos prestam o serviço maior de auxiliar os que aqui estão encarnados, a se libertar de suas ilusões terrenas, e nos estimulam a buscar o Alto cada vez mais, pois só dessa forma, aprenderemos que nossa missão não se resume simplesmente a rotina do dia a dia, casar, comer, viver, se defender, pois como diz uma sábia amiga minha:..".os animais vivem assim..."! 

Quando os homens começaram a desfocar a sua crença, houve a má compreensão dos chamados "deuses", pois eles eram apenas as manifestações do Criador, e não deviam ser cultuados exclusivamente, esquecendo-se do Grande Criador de Tudo e todos nós, pois foi Ele, YA YÊ, o Senhor da Luz, que criou também a Divindades para o auxiliarem na Sua Criação, a redirecionar os seres humanos novamente para Unidade com o PAI. Veja os Santos, Os Devas, Os Orixás as Divindades como Co-Criadores, de nosso Grande Criador, pois somente Ele sustenta Tudo o que existe, porque tudo o que existe está Nele, e Dele tudo provem. 

As Sagradas Divindades devem receber toda nosso respeito e carinho, pois eles estão a serviço do Criador, assim como os mestres espirituais, guias e guardiões. Uma oferenda, um incenso, uma vela, uma flor...tudo tem energia, e serve como forma de expressar nossa gratidão, os quais, deles são extraídos energias para beneficiar nós próprios. Não pensem que oferendas ritualisticas são sem valor, pois não são!!! Cada religião tem sua forma de cultuar Deus, e Seus Manifestadores, cada um com sua ritualistica, mesmo que seja um processo orações...é uma ritualistica!!! 

 Mas como aprenderemos sobre o mundo espiritual, se não procuramos conhecer ? Aceitar dogmas e
crenças dos outros ? E o teu coração, o que pensa ? A verdade tem muitas facetas, e qual tu vais escolher ??? Existe a máxima que nos diz sobre praticar o amor, é um excelente inicio, e o que mais ? O que Deus espera de cada um, sim, porque cada um tem uma missão só sua, e que não pode ser substituída por ninguém, se não faz hoje, volta e faz. Como funciona o mundo espiritual ? Como é nosso corpo espiritual ? Porque fazemos oferendas ? O que são exilos no astral ? O que determina se uma pessoa vai para faixas luminosas ou escuras ? Como se dão os resgates ? E vou parar por aí, senão a lista fica enorme.

E essas informações, como responderão se não buscarem pelo conhecimento ? Sabiam vocês, que no astral existem, bibliotecas? Sim, existem ,sim ! Porque o saber é eterno!!! Tolo é quem se paralisa em sua evolução, por não buscar o Saber, aquele que opta, por ficar como sempre esteve, e se assim está, e continuará assim, do mesmo jeito sem mudança nenhuma em sua vida, em sua espiritualidade. 

 E que contribuição tu deu para a Evolução de teus irmão ??? Investir em livros, é investir no teu crescimento, e isso pode ser repassado a muitos ao teu redor, pois devemos modificar 1° nosso mundo(família e amigos) para depois fazer algo maior pelos outros. O querido Jesus Cristo nos diz: " Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará". Somente o Saber traz a verdadeira libertação...então o que está esperando....??? 

Abaixo listo alguns livros, que considero verdadeiras pérolas, posso indicar mais depois: 

Akhenaton - Roger Bottini 
A Historia de um Anjo- Roger Bottini 
Biografia de Joana D'Arc - Mark Twain 
Templo de Cristais - Rubens Saraceni 
Aprendiz Sete - Rubens 
Eternamente Isis - Ramy Arany 
Codigo de Umbanda - Rubens 
Magia de Redenção - Ramatis Genese 
Divida de Umbanda - Rubens
Moises - Roger Bottini 
Orixa Exu
Orixa PombaGira
Guardião das 7 Cruzes
A Redenção - Rodrigo Queiroz 
DEUS, Deuses e Divindades - Alexandre Cumino 
Cavaleiro da Estrela Guia- Rubens 
Lendas da Criação 

e o best seller..(na minha opinião, pois falou ao meu coração, um pouquinho mais que os outros) O Guardião dos 7 Portais do Templo da Deusa Dourada Quem quiser mais indicações me perguntem. Leiam, Leiam e Cresçam!!! Que Deus Pai Criador, e os Sagrados Tronos do Conhecimento e do Saber Vos Abençoem!!!

terça-feira, 6 de maio de 2014

Rifa: O GUARDIÃO DA MARÉ: A história de Exu Maré

Olá amados irmãos!

Dia 9 de Maio (nesta sexta-feira) teremos rifa do maravilhoso livro O GUARDIÃO DA MARÉ: A história de Exu Maré.
Preço: 2,00

Não perca a oportunidade para ser contemplado por está maravilhosa obra, transcrita por Simone Machado e ditada por senhor Tranca Rua das Almas.

O livro conta a história veridica de um guardião, sua caminha no plano material e seu retorno no astral, lembrando que o Divino Criador está em tudo e todos.
Em um relato espiritual para auxiliar um pouco a todos na evolução espiritual de cada ser,pois os guardiões estão muito proximos de nós.

Uma história linda emocionante e com uma rica lição de vida.

Senhor Exu Maré é Chefe da tronqueira do Templo de Nanã Buruquê e Ogum Megê. Conheça mais sobre este maravilhoso senhor com o livro.

PARTICIPE!!!