domingo, 9 de dezembro de 2018

Iansã

Iansã, está assentada no trono da lei, onde atua absorvendo os desequilíbrios no campo da lei e da justiça reconduzindo-os.
Iansã é  direcionadora de Olorum, atua em toda a criação para que tudo possa evoluir, tudo e todos somos postos no caminho da evolução. Tendo um aspecto móvel da lei que entra na parte de correção dos desequilibrados no sentido da Lei e da Justiça divina, recolocando no caminho de retidão, permitindo que a justiça seja aplicada. Pois quando não há cumprimento da Lei a justiça também é ferida, Iansã então entra na punição.
Seu campo de atuação é o emocional, como é ela quem direciona e movimenta, iansã retira os seres da estagnação (gerada por desequilíbrios emocionais) e auxilia nos seus encaminhamentos, cortando todos seus excessos, e os colocando de forma correta a serem seguidos.
Além de reequilibrar os excessos da Lei e Justiça, ela serve como amparadora dos que vivem em obediência a lei e a justiça protegendo os que combatem  afrontas a essas, atua ativamente, e não é inconsequente ou emotiva, pois ela é o sentido da lei, lei que não apenas pune, porém a que direciona.

Atua na lei e no direcionamento, movimento e ordem
Elemento Ar
Cores Amarelo

domingo, 2 de dezembro de 2018

Oxum

Há tantas coisas e tantas leituras que temos sobre Oxum que tentarei ser sucinta ao nosso pensamento sobre essa mãe. Oxum esta contida no trono mineral, o mais límpido trono do amor, desenvolvendo sentimentos de amor puro, não apenas o amor de parcerias românticas, mas os mais variados sentidos do amor.  Suas irradiações atuam estimulando os seres no caráter do amor, amor esse muito mais amplo do que nós podemos imaginar, sendo um campo vastíssimo. Dizem que Oxum é vaidosa e sensual, mas ela é assim naturalmente, o que nos remete na realidade ao amor próprio.
Rege a fertilidade e a gestação (o liquido que envolve o feto é campos de mãe oxum), senhora das aguas cristalinas e doces (agua que não vivemos sem) é quem fertiliza, sendo assim ligada a riqueza.
Assim como o rio corre para o mar, Oxum sempre estará intimamente ligada a Yemanjá, donas das falanges de sereias.
Oxum sempre segue em frente, assim como seu ponto de força, matando a sede e nutrindo as matas, Mãe das aguas doces e cachoeiras, Orixá da prosperidade, fertilidade e riqueza interior, ela é o amor, mas aquele amor puro, maduro sentimental e incondicional, muito ligada a maternidade amparando o feto até seu nascimento, então entrega a mãe Yemanjá que sera responsável pelo destino na criança. Mãe Oxum também se liga a inocência e pureza, zelando por seres que nutrem essa qualidade, Seus filhos são sua maior riqueza (eu que o diga!)
Oxum é o amor, e a capacidade de senti-lo.

Oxum é agregadora e conceptiva
Elementos Mineral
Cor rosa
Pedra quartzo rosa