terça-feira, 11 de março de 2014

Mãe Nanã Buruquê


Já se sabe que a Divina Mãe Nanã Buruquê, é uma Divindade bi-elemental, terra-agua, que é decantadora, transmutadora, que é sincretizada com Santa Ana, que sua cor é lilás.

E o que mais ?

Sabemos que é uma Orixá temidissíma, mas sei também que é muito amorosa e rigorosa, pois em nosso centro, ela é a Orixá sustentadora de nossa terreira. Mas sua paciência e seu carinho, a torna muito atratora , muito respeitada e amada por todos que se deixam ser tocados por seu amor. Tenho uma frase que costumo dizer, quando consulentes vem com sorrisos nos lábios, contando as bênçãos que recebem dela: “ Tem coisas, que só Nanã, faz por você !”E isso é verdade, cada Orixá tem suas funções especificas na criação de Olorun, e o que Nanã faz, só ela faz e pode fazer, pois ela é uma manifestação do Criador, exteriorizada por Ele, para fazer o que Ele a designou.
Pouco se sabe sobre essa Mãe Sagrada, pois ela tem os Mistérios mais fechados.

Ela é muito associada a Oxum, por ser oferendada em lagos ou mangues, mas a Mamãe Oxum é um Trono do Amor, e Nana da Evolução! Juntamente com Pai Obaluaie, esse dois Orixás são curadores e devem ser evocados para curar doenças, sua vibração curadora no corpo humano, fixa-se na linfa, pulmões, fígado, pâncreas e cérebro.

Mãe Nanã rege sobre a maturidade e seu campo preferencial de atuação é o racional dos seres, que se emocionado, sofre atuação, aquietando-se e chegando até ter suas evoluções paralisadas. Como Orixá , sua manifestação é pelos movimentos lentos e cadenciados, pois traz em si uma energia e magnetismo muito forte. Nanã é uma Guardiã que tem seu ponto de força natural, nos lagos, mangues, rios caudalosos , nos deltas e estuários dos rios. Seu campo de ação esta localizado nos lagos; tudo ali traz calma e uma tranquilidade que não é encontrada em outros pontos de força da Natureza.
Os santuários naturais, pontos de força regidos por Nanã (os lagos) tem seu próprio campo magnético absorvente poderosíssimo, que varia de 7 a 77 metros a partir das margens. Quando Nanã vibra a esquerda, no seu lado negativo, é guardiã do ponto de força de águas estagnadas. A ação dessas águas, pode tirar todo equilíbrio do corpo, tanto espiritual como no corpo físico, pois atuam através dos líquidos do corpo.
Sua atuação nos delta, locais em que rios são absorvidos pelo mar, ela se torna Guardiã absorvendo energias negativas, tanto as que são trazidas pelas correntes magnéticas ao redor da litosfera, quanto as criadas pelas mentes humanas.

Outra de muitas funções da amada mãe Nanã, é ela que envolve o espírito que irá reencarnar em uma irradiação única, que dilui todos os acúmulos energéticos, assim como adormece sua memória, preparando-o para uma nova vida na carne, onde não se lembrará de nada do que já vivenciou. É por isso que Nanã é associada à senilidade, à velhice, que é quando a pessoa começa a se esquecer de muitas coisas que vivenciou na sua vida carnal. Portanto, um dos campos de atuação de Nanã é a "memória" dos seres. E, se Oxóssi aguça o raciocínio, ela adormece os conhecimentos do espírito para que eles não interfiram com o destino traçado para toda uma encarnação.

Saibam que Nanã é o único Orixá que tem domínio total sobre o Tempo(cronológico), tanto fazendo girar para frente, como para trás, ou seja evoluir ou regredir, conta uma lenda que antes do tempo existir, Olorun , gerou o Tempo em Nanã, fazendo surgir Logunã, o Orixá feminino que gera em si e de si o fator Temporizador( axé do Tempo) por isso se diz que Logunã é filha de Nanã.

Nanã é a Senhora das Eras e do Saber e mãe de Logunã Senhora do Tempo(cronológico).

Em um terreiro onde tenha assentamento de Nanã, sempre deve haver uma vaso ou jarro, bojudo com gargalo estreito(uma moringa) cheio de água e no fundo, deve ser colocado um pouco de areia colhida no leito de um rio ou lago.
Deve-se colocar folhas de hortelã dentro da moringa e sempre trocar a água ( a cada 7, 14 ou 21 dias) Essa moringa deve ser coberta com um pano florido ou branco. A água da moringa só deve ser jogada fora se for derramada diretamente sobre a terra, ou no rio e lago.

Na Umbanda quem manifesta a linha de Nanã, são as amadas Pretas Velhas e as Caboclas da Água, na irradiação de Nanã. As sereias são regidas por Iemanjá, Oxum e Nanã: as Ondinas ou antigas sereias, são mais velhas e regidas por Nanã.
As encantadas elementais aquáticas por Oxum e as Sereias Verdadeiras são seres naturais regidas por Iemanjá.

Um banho na melhor força de Nanã, deve conter folhas de hortelã e pétalas de crisântemos roxos com uma colherinha de açúcar.
Não há trabalhos feitos com Eguns, que não sejam cortados na força de Nanã no tempo .

Nanã gera muitos fatores(axés) entre eles: umidificador, divisor e delimitador, saibam que ela é o Orixá responsável por dividir a criação em faixas vibratórias e por delimitar dentro delas as dimensões, os reinos e domínios de tudo e todos, inclusive o campo de ação dos outros Orixás.

OFERENDA:
Toalhas ou panos lilás ou floridos
Vela lilás e prata
Fitas e pembas lilás
Flores do Campo, lírios e crisântemos, violeta, azaléia, hortênsia
Frutas( uva, melão,manga, mamão, maracujá doce, framboesa, amora e figos)
Bebidas( champagne rose, vinho tinto suave, licor de amora ou framboesa)
Água de Nanã para lavagem de cabeça:Água de rio ou lago com crisântemos e guiné, macerados e curtidos por 72 horas

Pedra: Rubelita, ametista
Irradiação: Evolução
Saudação: Salubá Nanã!
Ponto de Força: Lagoa e Mangues

Salve Minha Amada Mãe e Senhora do Saber e da Evolução,


Salubá Nanã Buruquê !

sábado, 8 de março de 2014

BANHOS VARIADOS...

Banho energético e abrir caminho

Ingredientes:

Sementes de girassol

Cravo

Levante

Arroz com casca

Louro
Tapete de Oxalá

Melissa

Hortelã

Losna Branca



Banho para tirar negatividade

 Do pescoço para baixo.
Ingredientes:

Eucalipto

Palha de alho

Bagaço de cana

Folha de Bambu
Pinhão roxo


Banho para ter equilíbrio

Além de equilíbrio esse banho serve para tudo que está enrolado na vida.

Este banho deve ser tomado na terça-feira ou quinta-feira, da cabeça aos pés.

Ingredientes:

2 litros de leite

1 punhado de manjerição miúdo macerado

1 colher de mel



Banho para Tirar mágoas

Para retirar toda a tristeza.

1 maçã cortada em 8 partes

1 colher de açúcar




Bom proveito...

quarta-feira, 5 de março de 2014

Sou Médium...???



Nesse texto abaixo, tem algumas informações valiosas sobre a mediunidade, eu particularmente, incentivo e sempre incentivarei aos médiuns ler, estudar e conhecer sobre sua religião e as varias formas de cultuar Deus . Já passei por outras religiões, mas admito para vocês que na Umbanda, aprendi o que realmente é o Amor, o Humanitarismo e a Espiritualidade. Por não parar de estudar, aprendi muitas coisas, outras mais aprendi com os Guias Espirituais, mas aprendi acima de tudo, amar a meu Deus, a partir da mediunidade, pois ela me abriu muitas informações. O mundo espiritual não é estático nem dogmático, quem faz isso, somos nós humanos, que pensamos saber alguma coisa, ou impomos dogmas que paralisam a evolução dos nossos semelhantes. Mas uma coisa é certo, se tu não te conhece de verdade, ou em que tu crê, ainda não começou a conhecer nada. Faço minhas a palavras de um sábio filosofo: " Quanto mais aprendo, só sei ,que nada sei..."
Faça da sua mediunidade, um motivo de honra ao Criador !!!

Boa Leitura !!!

EU SOU MÉDIUM...
o que eu faço?

EU SOU MÉDIUM DE "INCORPORAÇÃO".

MAS... O QUE É ISTO? No caso específico dessa minha mediunidade, eu sou médium de "incorporação" porque eu sou dotado da seguinte capacidade extrafísica: Em determinados momentos e sob determinadas circunstâncias, determinados desencarnados podem utilizar todo o meu corpo físico - "por empréstimo" - para eles realizarem palestras, darem passes mediúnicos, fazerem consultas espirituais, etc.

POR QUE EU TENHO MEDIUNIDADE DE "INCORPORAÇÃO"? Porque, antes de eu encarnar nesta minha atual vida física, o meu pedido para nascer médium de "incorporação" foi aceito e, conseqüentemente, eu me comprometi a bem cumprir o meu Mandato Mediúnico.

MEU PEDIDO? EU NÃO PEDI PARA NASCER MÉDIUM DE "INCORPORAÇÃO"! É verdade, eu não pedi! Eu implorei! Eu roguei! Eu supliquei aos meus mentores e amigos espirituais para eu nascer (como nasci) médium de "incorporação".

POR QUE EU FIZ ISTO? Porque eu já sabia que, se aquele meu pedido fosse aceito (como foi) eu nasceria médium de "incorporação" (como nasci) e assim, se eu bem cumprir o meu Mandato Mediúnico, o meu prêmio será grande, muito grande!

QUE ENORME PRÊMIO É ESTE? Na realidade são (ou poderão ser) dois magníficos prêmios. O primeiro é a minha profunda satisfação espiritual resultante dos meus bons serviços prestados aos meus próximos através dessa minha mediunidade de "incorporação". O segundo poderá ser a minha premiação com a chamada "pena cármica alternativa".
Em palavras mais claras, uma parte dos meus grandes (ou enormes) débitos cármicos atuais que normalmente me causariam enormes e longos sofrimento poderão ser trocados pelo meu exercício gratuito, em benefício da comunidade, dessa minha mediunidade de "incorporação".

QUE MARAVILHAS ESSES PRÊMIOS! NÃO SÃO? Depende! Sempre depende do meu livre-arbítrio, haja vista que, neste caso, eu sempre tenho três opções:

- Primeira opção EXCELENTE - Se eu bem cumprir esse meu Mandato Mediúnico ou seja, se eu exercer essa minha bendita mediunidade de "incorporação" com boa vontade, amor, fraternidade, solidariedade, dedicação, responsabilidade, alegria, etc. Será ótimo para mim porque, além da minha profunda satisfação pessoal de eu bem servir aos meus próximos, eu serei beneficiado com a quitação de uma significativa parcela dos meus débitos cármicos, de maneira proporcional ao bem que eu tiver causado aos meus próximos através dessa minha tão bendita mediunidade de "incorporação".

- Segunda opção RUIM - Se eu mal cumprir esse meu Mandato Mediúnico ,ou seja, se eu exercer essa minha bendita mediunidade de "incorporação" sem boa vontade, sem amor, sem fraternidade, sem solidariedade, sem dedicação, sem responsabilidade, sem alegria, etc. Será ruim para mim porque, em primeiro lugar, eu não terei aquela satisfação íntima, em segundo lugar, apenas uma pequenina parcela dos meus débitos cármicos serão quitados, e em terceiro lugar, eu terei contraído novos débitos cármicos conseqüentes daquela minha má maneira de exercer a minha tão bendita mediunidade de "incorporação".

- Terceira opção PÉSSIMA - Se eu não cumprir esse meu Mandato Mediúnico ou seja, se eu firmemente me recusar a exercer essa minha tão bendita mediunidade de "incorporação" - além de, obviamente, eu não ter nenhuma satisfação íntima e não receber quitação de nenhum débito cármico, eu terei aumentado muito os meus débitos cármicos, como conseqüências daquela fragorosa derrota do meu Mandato Mediúnico.
Observação: As conseqüências do mau exercício mediúnico, e mais ainda da recusa do médium em exercer a sua mediunidade, são ainda maiores porque cada Mandato Mediúnico é um elo de uma corrente de trabalho espiritual que compreende as correspondentes equipes de guias mediúnicos. Em outras palavras, esse parcial ou total fracasso mediúnico implica em graves e sérios prejuízos ao trabalho do bem aqui na Terra.

ENTÃO... O MEU MANDATO MEDIÚNICO É... em resumo, simplesmente eu bem exercer, da melhor maneira possível, essa minha bendita mediunidade de "incorporação".
Em outras palavras O meu Mandato Mediúnico consiste em eu exercer essa minha mediunidade de "incorporação" sempre gratuitamente e sempre com boa vontade, amor, fraternidade, solidariedade, dedicação, responsabilidade, alegria, etc.

O QUE É DESENVOLVER UMA MEDIUNIDADE? Antigamente, quando eram ainda menores os nossos conhecimentos das mediunidades, achávamos que desenvolver uma mediunidade era acelerá-la praticamente à força. Mas agora, felizmente, sabe-se que não é nada disto, haja vista que, em cada médium, a sua mediunidade, em sendo um processo natural, tem seu próprio tempo de afloração, crescimento e maturação.
Assim sendo, em um médium a sua mediunidade pode, subitamente, se manifestar plenamente, mas em outros médiuns pode demorar dias, semanas, meses ou anos. Enfim, nas mediunidades cada caso realmente é um caso. Além disto, também se sabe que a melhor maneira possível de desenvolver uma mediunidade em um médium é desenvolver o médium, melhor dizendo, é o próprio médium se desenvolver.
Portanto, eu sei que eu mesmo devo me desenvolver como médium, ou seja, eu mesmo devo desenvolver os meus conhecimentos e as minhas aptidões de médium de incorporação.

COMO EU DEVO ME DESENVOLVER COMO MÉDIUM DE "INCORPORAÇÃO"? Em qualquer atividade humana, somente aqueles que adquirem os necessários e suficientes conhecimentos teóricos e práticos podem ser competentes. Além disto, após adquirir os conhecimentos iniciais, sempre é indispensável o constante aprimoramento.
Portanto, para eu bem me desenvolver como médium de "incorporação", é absolutamente indispensável que, após eu adquirir aqueles conhecimentos indispensáveis, continuamente eu aprimore tanto os meus conhecimentos teóricos quanto a minha prática da minha mediunidade.

Observação: Como sabemos, infelizmente existem médiuns de "incorporação" que exercem suas mediunidades sem a menor preocupação tanto em estudá-la quanto em se desenvolver como médium. Eles nem sequer se preparam convenientemente nos dias dos seus trabalhos mediúnicos. Como é óbvio, essas pessoas podem ser consideradas (no mínimo) como médiuns relapsos e irresponsáveis!




Trechos do texto de
Francisco de Carvalho
Publicado no Jornal de Umbanda Carismatica – JUCA